INTRODUÇÃO

A pandemia provocada pelo coronavírus (SARS CoV-2) e as suas repercussões clínicas graves e críticas que originam internamento hospitalar em Unidades de Cuidados Intensivos ou outras, poderá requerer apoio suplementar de Fisioterapeutas. Eventualmente, poderá haver lacunas ao nível de recursos humanos alocados aos Hospitais com unidades de COVID-19. Tal poderá condicionar uma resposta adequada às necessidades dos doentes, seja por um aumento exponencial do seu número ou por baixa dos profissionais (problemas físicos e/ou psicológicos, infeção por SARS CoV-2,…). Assim, poderá haver necessidade de recrutar Fisioterapeutas que atuem em ambiente extra-hospitalar para suprimir este aumentar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, tentando suprimir o défice de profissionais a atuar nesse contexto.

Este cenário poderá ocorrer em Portugal, tal como sucedeu, por exemplo, em Itália, Espanha e França . Antevendo esta possibilidade, a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFisio) e o seu Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória (GIFCR) formaram uma bolsa de voluntários com conhecimento e experiência na área da Fisioterapia Respiratória. A adesão da comunidade de Fisioterapeutas a esta iniciativa foi massiva, estando um elevado número um elevado número de profissionais disponíveis para serem recrutados para apoiar instituições do Serviço Nacional de Saúde e reforçarem o apoio às equipas multidisciplinares que estão no terreno. 

 

Face às particularidades da intervenção do Fisioterapeuta no contexto COVID-19, um grupo de experts nacionais será responsável pela operacionalização de formação intensiva para estes voluntários, tendo por objetivo atualizar os seus conhecimentos prévios nesta área de intervenção. Este curso é organizado em parceria com a Formaterapia e tem o apoio do GIFCR e da APFisio.

A atuação do Fisioterapeuta em Unidades de Cuidados Intensivos é amplamente recomendada por guidelines internacionais e documentos fundamentais sobre boas práticas publicados por diferentes sociedades e organizações científicas de todo o mundo. É, ainda, suportada por uma fundamentação substancial do ponto de vista de evidência científica e de relação custo-efetividade. 

 

Esta primeira fase da formação vai decorrer online, estando a sua organização e logística a cargo da entidade parceira Formaterapia, a quem a equipa de formadosres, e o GIFCR e a APFisio desde já agradecem. Apesar do modelo não presencial da formação, o formando poderá interagir, colocando questões ao formador, que serão depois respondidas e discutidas pelo formador. Estarão, também, acessíveis artigos científicos, guidelines e links de material suplementar publicado pelo GIFCR e por sociedades científicas internacionais, que permitirão ao formando complementar a sua formação. No caso de haver resposta dos órgãos decisores a esta iniciativa, será operacionalizado o destacamento dos diversos Fisioterapeutas, assim como equacionada uma eventual formação complementar, caso assim se justifique.  

Boa formação!

folder.png
palestrasgratis.png

PALESTRAS GRATUITAS

blearning-2.png

CURSOS B-LEARNING

Icon_classroom_tcm137-3749856_tcm137-275

CURSOS PRESENCIAIS

© 2020 by Formaterapia™